terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

EM RITMO DE FESTA! - CARNAVAL



OLHA O CARNAVAL AÍ GEEEEEEEEEEEEEEEENTE!
Ta chegando o carnaval e muitos brasileiros gostam de cair na folia, mas vocês sabem como surgiu o carnaval? 

Você é daqueles que diz que o Brasil é o país do carnaval? Sinto em lhe informar, mas não é bem assim.
Na verdade o carnaval surgiu na gécia? Isso! Você não leu errado, o carnaval surgiu na gécia em meados do ano 600 a.C.. Os gregos faziam cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo pela produção. Em 590 d.C. a igreja catolica adotou a comemoração. É um periodo de festas regidas pelo calendário lunar no cristianismo da idade média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus a carne" do latim "carne vale", de onde se originou a palavra carnaval. Durante o período do carnaval, haviam festejos de varios modos em várias cidades. Cada lugar festejava de acordo com os seus costumes. 

                                                                      
Carnaval Grego

O carnaval atual que é marcado por desfiles e fantasias é produto da sociedade vitoriana do séc. XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca pelo mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans e Rio de Janeiro se inspiraram no carnaval parisiense para importar suas festas carnavalescas. Ja o Rio de Janeiro criou e exportou seu estilo de fazer carnaval para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.



Atualmente o carnaval carioca esta no Guiness Book (Livro dos Recordes  como o maior carnaval do mundo, com o número estimado de 2 bilhões de pessoas, por dia (!), nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guiness declarou o Galo da Madrugada, de Recife, o maior bloco de rua do mundo!


Galo da Madrugada

Mas o carnaval como toda festa tem os seus personagens. No natal temos o Papai Noel com seus duendes e renas, na páscoa nosso querido coelhinho. E no carnaval? Vamos descobrir!

Pierrô: Personagem no estilo teatral Commedia del'Arte assim como a Colombina e o Arlequim. Surgiu na frança no séc. XIX. O Serviçal viva suspirando de amor pela colombina, o que lhe fazia alvo de piadas. Sua atitude e imagem inspiraram palhaços de circo.

Colombina: Criada tão bela e refinada como a filha do patrão, era pivô do triangulo amoroso que ainda tinha o apaixonado Pierrô e o malandro Arlequim. Para tentar conquistar esse último, a Colombina dançava e cantava graciosamente nos espetáculos.

Arlequim: Servo espertalhão, preguiçoso e insolente que se fazia de ingênuo. Costumava entrar em cena pulando, dançando e fazendo acrobacias. Sempre pregava peças nos outros e se livrava de confusões com sua agilidade.



Rei Momo: No Brasil, o Rei Momo apareceu no carnaval de 1933, no rio de janeiro. A inspiração veio da mitologia grega, em que Momo era o rei da zombaria. A personalidade foi incorporada em festas romanas e nas orgias gregas. O escolhido era sempre gordo e extrovertido.

Rainha do Carnaval: Ela deve ser bela para reinar ao lado do Rei Momo e abrir o carnaval com muita simpatia. Instituído em 1950, o concurso para eleger a rainha, era feito com votos vendidos. Só anos depois a beldade passou a ser escolhida pela beleza.

Bate-Bola / Clóvis: Andam sempre em grupos e são o terror da criançada. Usam macacão, mascara e chupeta. Levam uma varinha com uma bexiga para assustar os pequenos. A brincadeira foi tradição nos antigos carnavais cariocas, e ainda existem em alguns lugares.


No próximo post vou dar dicas de como fazer fantasias rápidas e praticas para se divertir no carnaval e cair na folia!

Até o próximo post! Volte sempre!


Um comentário:

  1. Ficou muito bacana, adorei , fiquei sabendo de coisas que eu nem imagina!! Muito informativo Leo ^^ Gostei mesmo!!!!

    ResponderExcluir